20 março 2006

Duque, sua pequena história


Duque de Avaré.
(talvez o único em Avaré)

(senhor de um ducado;
título honorífico que, em Portugal, é imediatamente inferior o de príncipe;
pedra ou carta de jogar que tem dois pontos;
variedade de videira;
ant., título dado ao comandante militar das tropas romanas acampadas nas províncias. )

Apesar de toda essa pose nobre e fidalga o Duque também teve os seus dias de cão. Depois de anos ao lado de seu querido dono e companheiro, um militar aposentado de nome Joaquim, que lhe dedicava muito carinho e atenção. Podia-se ver os dois sempre juntos em longas e diárias caminhadas, o Duque a frente como um fiel escudeiro fazendo amigos e demarcando territórios que até hoje são os seus pontos de lazer.
Mas a vida um dia se acaba e não foi diferente com o Duque, o Sr. Joaquim morreu deixando-o só pelas ruas em busca dos amigos de outrora aos quais sempre saudava com um largo sorriso a troco de um simples carinho ou talvez até um pouco de comida. Seu sofrimento não acaba aqui, em uma de suas busca por comida o Duque foi enxotado por um
ser dito racional, que, com a única arma que conhecia, o ódio, arremessou uma panela de água fervente sobre ele que lhe deixou uma marca que até hoje traz em seu dorso. Enfim, como sempre, depois da tempestade vem a bonança hoje o Duque tem o seu Castelo, novos amigos e companheiros e a cidade toda de Avaré para passear e fazer novos amigos.


Nenhum comentário: